2009-09-30

"Diagonal" de Stockholm Lisboa Project

Em 2007 recebi um e-mail – que não sei quem enviou – com o convite para o lançamento, em Lisboa, de "Sol", o álbum de estreia dos Stockholm Lisboa Project. Na altura fiquei curioso mas não consegui encontrar nada sobre este projecto na net.

Dois anos volvidos volto a ouvir falar dos Stockholm Lisboa Project, através de um concurso promovido pelo Colectivo Rodobalho. O prémio era uma cópia do mais recente trabalho daquele grupo, com o título "Diagonal", e para ganhar era preciso enviar uma mensagem indicando a data da edição de "Sol". Bastou-me procurar o tal e-mail e responder acertadamente. Fui um dos contemplados e o CD deve estar aí a chegar!

Como o nome deixa antever, Stockholm Lisboa Project é um  projecto que une músicos Portugueses e Suecos. Do site oficial do grupo, onde se podem escutar alguns temas, tirei a seguinte descrição:
Músicos Portugueses e Suecos juntaram-se neste projecto para explorar pontos de encontro entre as suas tradições musicais.
Distantes no espaço mas unidos pela linguagem universal que é a música, encontraram novas texturas e pontes Norte Sul, entre uma tradição e a outra.
O seu repertório abrange Música tradicional Portuguesa e Escandinava, desde Fado a Polskas, levadas até aos ouvintes pelas cores sonoras do violino, mandolim, mandola nórdica, harmónica e voz.
Simon Stålspets, Sérgio Crisóstomo, Liana e Filip Jers são a face deste projecto que traz a palco tradições das suas raizes culturais.
Fica aqui um vídeo para conhecerem melhor o projecto:

2009-09-28

O berimbau de Ramiro Musotto

Na passada sexta-feira, enquanto fazia um zapping, parei no Mezzo e tive a oportunidade de ver e ouvir pela primeira vez Ramiro Mosutto.
Nunca tinha ouvido falar dele antes, mas fui logo fazer uma pesquisa no YouTube.

Gostei! E por isso partilho este vídeo convosco, para o caso de também não conhecerem.
Conseguem imaginar a festa que seria juntar este senhor e OliveTreeDance no mesmo palco?