2010-04-12

Radio Tarifa

foto3.5VQIQAJAFFeW.jpg
Conheci Rádio Tarifa há uns anos, através de uma colectânea (de que já não recordo o nome) que me emprestou um amigo. Cheguei, na altura, a conseguir um ou dois álbuns deste grupo madrileno, nascido nos anos 80 do século passado. Entretanto, e após algumas mudanças de casa, esses trabalhos andaram perdidos num CD de mp3 esquecido no fundo de alguma caixa.

Há poucos dias, na sequência dos géneros de música que tenho partilhado n’O Hidrogel lembrei-em novamente dos Radio Tarifa e vim a descobrir no seu álbum Fiebre o tema que é quase o hino não-oficial do Andanças: “A Saia da Carolina” ou, na sua versão, “El Mandil de Carolina”

“El Mandil de Carolina”


Algumas notas sobre o grupo, retiradas do site oficial:

O nome Radio Tarifa é uma referência explícita ao tipo de ondas musicais que o grupo quer que o público capte: o cabo de Tarifa é o ponto de Espanha mais próximo de África.

Para o grupo Tarifa é um pouco fronteira, terra de ninguém e, sobretudo, varanda do Mediterrâneo. O seu mundo é o das músicas modais ibéricas (flamenco, música árabe de Al-Andalus, música medieval, música castelhana) onde o desenvolvimento das melodias e o enriquecimento da base rítmica permitem um contínuo diálogo entre instrumentos e percussão, secção de vento, cordas e voz solista.

Radio Tarifa na Amazon.co.uk

Sem comentários: