2011-04-19

A Música Portuguesa a gostar dela própria



Esta é a Gisela João, que faz parte de um grupo que começa agora a ser falado na comunicação social, os Atlantihda, num dos muitos vídeos que engrossam a coleção do projeto de recolha musical "A Música Portuguesa a gostar dela própria"

Não me canso de partilhar este projeto, fruto do empenho de Tiago Pereira. A recolha de vídeo e som, sempre obtidos em espaços fantásticos, de tão simples e quotidianos, é das melhores que se pode encontrar nos últimos anos.
Muito completa, quer pela variedade de temas, quer de interpretes, conduz-nos numa viagem que vai da mais pura e ancestral música de raiz portuguesa, passando por reinterpretações de temas tradicionais e chegando a novas sonoridades e experiências musicais.

É gratificante constatar que deixamos, finalmente, de ter vergonha da nossa tradição musical, apelidada de "fatela" e "antiquada" e durante anos menosprezada pelas gerações mais jovens.

Juntem-se a este movimento, oiçam com atenção, e digam lá se não há nestes vídeos música e artistas – mesmo que em muitos casos simplesmente amadores – muito melhor do que a que nos impingem constantemente as rádios e televisões portuguesas?

Deixo-vos a ligação para o blogue de "A Música Portuguesa a gostar dela própria". O projeto está também presente no Facebook e no Vimeo.

Sem comentários: